adorofoto
22/10/2018

Corredores brasileiros vencem africanos na etapa São Paulo do Circuito CAIXA

Wellington Bezerra da Silva e Jenifer do Nascimento Silva deixaram os concorrentes africanos para trás na categoria Elite 10km na prova disputada neste domingo (21), com largada e chegada em frente ao estádio do Pacaembu

São Paulo (SP) – Festa brasileira na etapa de São Paulo do Circuito de Corridas CAIXA. Na fria e nublada manhã deste domingo (21) na capital paulista, com termômetros na casa dos 15 graus, Wellington Bezerra da Silva e Jenifer do Nascimento Silva superaram os concorrentes africanos e foram os mais velozes na categoria Elite 10km. Com largada e chegada na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, milhares de corredores participaram da décima etapa da temporada 2018 da mais tradicional série de provas de rua do Brasil.

A largada da Elite 10km masculina reuniu 32 atletas. Até o quilômetro cinco, sete atletas formavam o pelotão da frente. Mil mil metros depois, apenas Wellington Bezerra da Silva, o queniano Dennis Kemboi Bera Kusimbra e Joílson Bernardo da Silva seguiam na disputa da liderança. A partir do 7km, a luta ficou entre Wellington e Dennis. Melhor para o brasileiro, que teve forças para um sprint nos 500 metros finais para cruzar em primeiro com o tempo de 30min17. Kusimbra chegou logo atrás, com 30min26, seguido por Joílson Bernardo da Silva (30min49), David Benedito de Macedo (31min06) e Rafael Santos Novais (31min12).

“Foi uma prova muito disputada e dura, principalmente na subida. Graças a Deus tive forças para o sprint final e conquistar a vitória. Estou vindo da Maratona de Berlim, na Alemanha, onde fui o melhor brasileiro, estou um pouco cansado e só agora retomando o ritmo normal de treinos. Na semana passada, na etapa de Curitiba do Circuito CAIXA eu perdi para o queniano, mas dei o meu melhor aqui em São Paulo. É sempre bom ganhar dos africanos. Tem gente que fala sobre o tabu de que brasileiro não consegue bater queniano, mas eu sou a prova viva de que não é assim”, comentou o pernambucano Wellington, dono do índice para a maratona dos Jogos Pan-Americanos do Peru, em 2019.

Na Elite 10km feminina, Jenifer do Nascimento Silva fez uma prova de recuperação. “Larguei um pouco atrás e faltando cinco quilômetros, aumentei o ritmo para ir buscar a queniana. Ela estava bem distante, cerca 150 a 200 metros na frente, mas fui alcançando. Consegui a ultrapassagem depois do quilômetro seis e parti para a vitória”, contou a campeã, que cruzou a linha de chegada com o tempo de 34min56. Salome Chepchumba Masobo completou a prova em 35min12, seguida por Maria Aparecida Ferraz (35min21), Fadhila Salum Samwe (35min57) e Karen Sabrina da Silva Pires (37min00). “Foi uma corrida dura, pois o percurso engana. No início, você desce, mas a volta é praticamente toda subindo”, completou Jenifer, que é de Osasco e corre pelo Pinheiros.

Além da Elite 10km, a etapa São Paulo do Circuito CAIXA também reuniu atletas nas categorias geral, economiário e por faixa etária, todas no masculino e no feminino. Os atletas amadores puderam escolher entre os percursos de 10km, 5km (individual e duplas) e caminhada. “Estamos muito felizes com a participação dos paulistanos e pessoas da região metropolitana e do interior. Tanto que registramos um aumento de 15% no volume de inscrições em relação ao ano passado”, comentou Hélio Takai, diretor da HT Sports, responsável pela organização do Circuito CAIXA.

Paralímpicos - A etapa de São Paulo foi a última da temporada a contar pontos para o ranking do Comitê Paralímpico Brasileiro. Ao todo, 51 portadores de necessidades especiais se inscreveram para encarar percursos de 5k ou 10k, número que representou um recorde de corredores nas categorias paralímpicas. A parceria entre Circuito CAIXA e CPB agregou quatro provas chanceladas pela entidade em 2018: Belo Horizonte (na abertura, dia 13 de maio), Recife (29 de julho), Fortaleza (5 de agosto) e São Paulo (21 de outubro).

Circuito CAIXA São Paulo ainda não acabou – A bicampeã mundial do salto com vara, Fabiana Murer interagiu com atletas e fãs na largada e premiação na Praça Charles Miller. Na segunda-feira (22), ela segue participando de atividade do Circuito CAIXA. Ela fará palestra para crianças e jovens da ONG UNAS – Heliópolis e Região (rua da Mina Central, nº38 – Heliópolis), a partir das 9h. “Acho legal falar sobre disciplina, motivação, objetivo, e que tudo isso se aprende no esporte. Quem pratica esporte torna-se um adulto diferente graças a experiência do esporte e das competições”, conta a ex-atleta.

Pegada do Bem – Como nas etapas anteriores, a campanha Pegada do Bem integrou a programação do Circuito CAIXA em São Paulo, recebendo doação de tênis usados e em bom estado. A ação visa incentivar a prática do atletismo em regiões de maior vulnerabilidade social, reforçar ações já existentes nesse sentido e ainda impulsionar a descoberta de novos talentos. Os calçados foram entregues na retirada dos kits na sexta e sábado e também na arena neste domingo. Essa iniciativa já arrecadou dezenas de pares de tênis nas provas anteriores, todos encaminhados para entidades assistenciais das cidades participantes.

Aniversário de 15 anos - Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 280 mil pessoas em 131 provas pelo Brasil até 2017, seguindo de forma ininterrupta no apoio aos atletas brasileiros de elite e incentivo ao esporte entre os amadores. Em função destes dados, é considerada a mais tradicional série de provas de rua do país.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro, com apoio do Governo Federal e Indaiá. A etapa de São Paulo tem supervisão técnica da Federação Paulista de Atletismo.

Resultados Categoria Elite 10km – Etapa de São Paulo
Masculino
1) Wellington Bezerra da Silva (Cruzeiro) – 30min17
2) Dennis Kemboi Bera Kusimbra (Coquinho-Fila / Bioleve) – 30min26
3) Joílson Bernardo da Silva (B3 Atletismo) – 30min49
4) David Benedito de Macedo (BRB) – 31min06
5) Rafael Santos Novais (Pinheiros) – 31min12

Feminino
1) Jenifer do Nascimento Silva (Pinheiros) – 34min56
2) Salome Chepchumba Masobo (Coquinho-Fila / Bioleve) – 35min12
3) Maria Aparecida Ferraz (Pinheiros) – 35min21
4) Fadhila Salum Samwe (Luasa Sports / Caixa) – 35min57
5) Karen Sabrina da Silva Pires (Runbody) – 37min00

Etapas do Circuito de Corridas CAIXA 2018
1ª etapa - 13/05 – Belo Horizonte
2ª etapa - 19/05 - Uberlândia
3ª etapa - 10/06 – Salvador
4ª etapa - 01/07 - Campo Grande
5ª etapa - 29/07 - Recife
6ª etapa - 05/08 - Fortaleza
7ª etapa - 26/08 - Porto Alegre
8ª etapa - 16/09 - Ribeirão Preto
9ª etapa - 14/10 - Curitiba
10ª etapa - 21/10 – São Paulo
11ª etapa - 25/11 – Brasília
12ª etapa - 08/12 – Goiânia

Mais informações:
Site: www.circuitocaixa.com.br
Fan page: https://www.facebook.com/circuitocaixa/
Instagram: https://www.instagram.com/circuitocaixa/?hl=pt-br
Twitter: https://twitter.com/CircuitoCaixa

Assessoria de Imprensa:
ZDL Sports
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - Cel: 11 976022986
WhatsApp: 19 997912108

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica