adorofoto
22/10/2018

Etapa São Paulo do Circuito CAIXA bate recorde de inscrições nas categorias paralímpicas

Corrida será disputada neste domingo (21), com largada na Praça Charles Miller, no Pacaembu, e terá 51 paratletas na luta por pontos no ranking do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) nos percursos de 5km e 10km

São Paulo (SP) - Em 15 anos de história, o Circuito CAIXA tem acolhido os portadores de diferentes tipos de deficiência. Em 2018, ampliou suas ações ao integrar o calendário do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A etapa de São Paulo, neste domingo (21), será a última da temporada a contar pontos para o ranking da entidade e a previsão dos organizadores para grande volume de inscritos entre os atletas dessa categoria superou as expectativas. Ao todo, 51 paratletas alinharão na Praça Charles Miller, a partir das 6h45, para encarar percursos de 5k ou 10k. Esse número representa um recorde de corredores nas categorias paralímpicas.

Hélio Takai, diretor da HT Sports e responsável pela organização do Circuito CAIXA, acredita no aumento da participação de paratletas em 2019. Para ele, a parceria com o CPB é uma motivação a mais para seguir investindo em inclusão e deve se ampliada. "Ao longo desses 15 anos, nossa meta sempre foi contribuir para desenvolvimento dos atletas de elite, além de fomentar o esporte junto aos amadores. E sempre incluímos os portadores de necessidades especiais (PNE) nesses dois objetivos. A parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro reforça nossa vocação inclusiva. Vamos trabalhar para que nossa atuação conjunta seja cada vez maior e mais efetiva", avalia Takai.

A parceria entre Circuito CAIXA e CPB agregou quatro provas chanceladas pela entidade em 2018: Belo Horizonte (na abertura, dia 13 de maio), Recife (29 de julho), Fortaleza (5 de agosto) e agora São Paulo (21 de outubro). Os números comprovam a assertividade da ação e o crescimento do número de paratletas. Até agora, nas corridas anteriores, quarenta e seis corredores entre diversas categorias paralímpicas largaram para correr percursos de 10km, 5km em busca de pontos para o ranking nacional. Somente na etapa paulistana são 51 inscritos.

O coordenador técnico do CPB, Ricardo Silva Melo, explica os motivos para a parceria. "Por tratar-se de um circuito com ótima qualidade de percursos e excelente organização, em 2018 o Comitê Paralímpico Brasileiro passou a reconhecer e homologar, para seu ranking nacional de corridas de rua, as marcas dos atletas que tenham classificação física, visual ou intelectual oficiais do CPB nas competições do Circuito de Corridas CAIXA", informou o dirigente por meio de carta oficial enviada pela entidade.

Inclusão em todas as etapas – A organização do Circuito CAIXA lembra que a participação de portadores de necessidades especiais (PNE) é maior e vai além dos ranqueados do Comitê Paralímpico Brasileiro. Isso porque há aqueles que correm apenas em busca de qualidade de vida ou sem participar do ranking do CBP. Isso significa que a mais tradicional série de corridas de rua do Brasil acolhe paratletas ao redor do País em todas as etapas.

Um exemplo foi a etapa de Uberlândia. Além do desempenho de alto nível na elite e da festa dos mais de 1.200 atletas que correram 10km e 5km, uma equipe de atletas com necessidades especiais se destacou. O grupo, composto por mais de 30 pessoas, entre deficientes, amigos, familiares e treinadores, correu junto até a linha de chegada. Empurrado pela mãe, Karolina Cordeiro, e ao lado das duas irmãs, Pedro antecipou a comemoração do aniversário de 12 anos. Portador da Síndrome de Aicardi-Goutières (SAG) desde os 10 meses de vida, uma rara doença que lhe tira os movimentos, o garoto que não anda e nem fala participa do Circuito CAIXA desde 2012.

O maior grupo com deficientes em Uberlândia, veio de Campina Verde, pequena cidade da região do Triângulo Mineiro, com pouco mais de 20 mil habitantes. A equipe do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) levou atletas com necessidades especiais para uma prova pela primeira vez no Circuito CAIXA, experiência que deve ser a primeira de muitas. Na etapa de Campo Grande, em julho, outro exemplo de superação, entre tantos registrados em todas as corridas. O cearense Cristiano Soares de Souza completou os 5km amparado por um par de muletas. Ele perdeu o pé esquerdo após um acidente de moto.

Aniversário de 15 anos – Milhares de corredores, entre amadores e nomes da elite nacional e do exterior, são esperados para a etapa de São Paulo do Circuito CAIXA. A prova é a décima do calendário de aniversário de 15 anos da mais tradicional série de provas de rua do país. Criado em 2004, já recebeu mais de 280 mil pessoas em 131 provas pelo Brasil até 2017, seguindo de forma ininterrupta no apoio aos atletas e incentivo ao esporte como ferramenta de saúde e qualidade de vida entre os brasileiros.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro, com apoio do Governo Federal e Água Mineral Indaiá. A etapa de São Paulo tem supervisão técnica da Federação Paulista de Atletismo.

Serviço
Circuito Caixa – Etapa São Paulo
Data: 21/11/2018
Horário: 6h45 (primeira largada)
Local: Praça Charles Miller, Pacamebu

Etapas do Circuito de Corridas CAIXA 2018
1ª etapa - 13/05 – Belo Horizonte
2ª etapa - 19/05 - Uberlândia
3ª etapa - 10/06 – Salvador
4ª etapa - 01/07 - Campo Grande
5ª etapa - 29/07 - Recife
6ª etapa - 05/08 - Fortaleza
7ª etapa - 26/08 - Porto Alegre
8ª etapa - 16/09 - Ribeirão Preto
9ª etapa - 14/10 - Curitiba
10ª etapa - 21/10 – São Paulo
11ª etapa - 25/11 – Brasília
12ª etapa - 08/12 – Goiânia

Mais informações:
Site: www.circuitocaixa.com.br
Fan page: https://www.facebook.com/circuitocaixa/
Instagram: https://www.instagram.com/circuitocaixa/?hl=pt-br
Twitter: https://twitter.com/CircuitoCaixa

Assessoria de Imprensa:
ZDL Sports
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723
Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - Cel: 11 976022986
WhatsApp: 19 997912108

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica