adorofoto
06/08/2018

Tira-teima entre Brasil x África acirra disputa na etapa de Fortaleza do Circuito CAIXA

Corredores brasileiros e quenianos que dividiram o pódio há uma semana, no Recife, voltam a se enfrentar neste domingo (5), nas ruas da capital cearense

São Paulo (SP) – A etapa de Fortaleza do Circuito de Corridas CAIXA promete ser um tira-teima entre brasileiros e africanos. Atletas das duas nações competem na prova desta domingo (5) após se enfrentarem no Recife, há uma semana. Na ocasião, os quenianos Isaac Kimutai Kiplagat e Emily Chepkemoi Arusio foram os mais velozes, seguidos por Joílson Bernardo da Silva e Franciane dos Santos Moura na Elite 10km. A largada na capital cearense será no Aterro da Praia de Iracema, a partir das 6h.

O esquadrão verde-amarelo conta com reforços de peso na batalha para superar os adversários africanos. Dono do recorde do Circuito CAIXA no Recife (29min26, obtido em 2012) e campeão da etapa disputada em Uberlândia (no dia 19 de maio), Damião Ancelmo de Souza é presença confirmada. Entre as mulheres, destaque para Simone Ponte Ferraz, primeira colocada em Uberlândia, e Marily dos Santos, terceiro lugar na capital pernambucana. Do lado dos estrangeiros, além da dupla do Quênia, a prova terá Amina Mohamed Mgoo, da Tanzânia.

Na Elite 10km no Recife, Isaac Kimutai Kiplagat venceu com o tempo de 30min29. Chegou 21 segundos à frente do segundo colocado, Joílson Bernardo da Silva (30min50). No feminino, Emily Chepkemoi Arusio conquistou a vitória com o tempo de 35min28, enquanto Franciane dos Santos Moura (campeã na abertura do Circuito CAIXA 2018, em Belo Horizonte, no dia 13 de maio), completou o percurso em 35min40. O recorde em Fortaleza foi estabelecido em 2012 e pertence aos quenianos Paul Koech Kimutai (28min39) e Filomena Cheyech Daniel (32min25).

Herói - As atividades da etapa de Fortaleza do Circuito CAIXA começam nesta sexta-feira (3), quando o medalhista olímpico Cláudio Roberto de Sousa fará palestra para 200 crianças de 10 a 12 anos do Colégio Antares (rua Ocelo Pinheiro, 101, bairro Papicu), às 10h. Vice-campeão no revezamento 4x100m rasos dos Jogos de Sydney/2000 e medalha de prata na mesma prova no Campeonato Mundial de Paris/2003 (FRA), ele vai contar um pouco sobre a carreira e o quanto o esporte transformou sua vida. “Vou abordar a importância da atividade física como ferramenta para educação, saúde, segurança”, explica Cláudio Roberto, integrante do programa Heróis do Atletismo CAIXA, coordenador do Projeto Cidadão Olímpico - Correndo na Frente, em Teresina, no Piauí, sua cidade natal, e participante da etapa de Campo Grande, há um mês.

Além da palestra para os estudantes, o medalhista olímpico estará disponível para fotos, autógrafos e bate papo sobre esporte na loja Centauro do Shopping Iguatemi (Av. Washington Soares, 85), neste sábado (4), entre 11 e 12h. O local será palco da entrega do kit dos atletas da etapa da capital do Ceará do Circuito de Corridas CAIXA. A retirada começa nesta sexta-feira (3), das 10h às 20h, e segue até sábado (4), entre 10h e 17h. Quem ainda não tiver feito inscrição para correr, tem mais uma oportunidade para garantir participação. A organização informa que não serão entregues kits no dia da corrida.

Tradição – O Circuito CAIXA completa 15 anos de atividades ininterruptas em 2018 e se consolida como a mais tradicional série de corridas de rua do Brasil. A etapa do Ceará recebe atletas de ponta e milhares de amadores de todos os níveis. Os profissionais correm na Elite 10km, enquanto os demais podem escolher entre os percursos de 10km, 5km (individual e duplas) e caminhada. O evento do domingo será o sexto da temporada de aniversário de 15 anos do Circuito CAIXA. Neste ano as cidades de Belo Horizonte, Uberlândia, Salvador, Campo Grande e Recife já receberam a competição.

O Circuito CAIXA é uma realização da HT Sports, com patrocínio da CAIXA Econômica Federal e co-patrocínio da Centauro, com apoio do Governo Federal, Indaiá e Nutry. A etapa de Fortaleza tem supervisão técnica da Federação Cearense de Atletismo.

Confira os atletas da Elite 10km na etapa de Fortaleza

Masculino
José Alves da Silva Junior (Luasa Sports Caixa)
Cosme Ancelmo de Souza (Bradesco Seguros)
Patrick Aguinaldo Barbosa (Uca)
Laurindo Nunes Neto (Associação De Atletismo De Caçador - Aac)
Daniel Carneiro dos Santos (Febracis Coaching)
Noel dos Reis Alves (Cort Taguatinga-DF)
Jurandyr Couto Junior (Orcamp - Unimed – Bombinhas)
Joílson Bernardo da Silva (B3 Atletismo)
Gilson de Sousa (Febracis Coaching )
Isaac Kimutai Kiplagat (Luasa Sports Caixa)
Daniel Gouveia dos Santos (Fernandes Assessoria Esportiva)
Damião Ancelmo de Souza (Bradesco Seguros)
Dadson Wyslei Amaral Freire (Ades)
Domingos Conceição Figueira (Nacional Tecidos)
Adelson Alves Rodrigues (Bedasport)
Alequessandro Paula da Silva (O2 Fit)
Valdison das Neves Silva (Ades)
Juarez Rosa Silva (Aman)
Washington Oliveira dos Santos (Caruaru Runners)

Feminino
Amina Mohamed Mgoo (Luasa Sports / Caixa)
Emily Chepkemoi Arusio (Luasa Sports / Caixa)
Aline Prudêncio de Freitas (Equipe Força Falcão)
Rebeca Rodrigues Costa
Marily dos Santos (Mizuno / Multsport)
Antonia Bernadete Lins da Silva (Mr Team)
Larisse do Nascimento De Sousa (Acaat/Bedasport)
Simone Ponte Ferraz (Corville/SPF Running)
Franciane dos Santos Moura (Balbino Performance\  Manaus Automotive)

Etapas do Circuito de Corridas CAIXA 2018
1ª etapa - 13/05 – Belo Horizonte
2ª etapa - 19/05 - Uberlândia
3ª etapa - 10/06 – Salvador
4ª etapa - 01/07 - Campo Grande
5ª etapa - 29/07 - Recife
6ª etapa - 05/08 - Fortaleza
7ª etapa - 26/08 - Porto Alegre
8ª etapa - 16/09 - Ribeirão Preto
9ª etapa - 14/10 - Curitiba
10ª etapa - 21/10 – São Paulo
11ª etapa - 25/11 – Brasília  
12ª etapa - 08/12 – Goiânia

Mais informações:
Site: www.circuitocaixa.com.br
Fan page: https://www.facebook.com/circuitocaixa/
Instagram: https://www.instagram.com/circuitocaixa/?hl=pt-br
Twitter: https://twitter.com/CircuitoCaixa

Assessoria de Imprensa:
ZDL Sports
Doro Jr. - MTb 13209 - dorojr@zdl.com.br - F: 11 984579723

Rafael De Marco - Mtb.: 27556 - rafael@zdl.com.br - Cel: 11 976022986
WhatsApp: 19 997912108

Site: www.zdl.com.br
Facebook: www.facebook.com/ZDLSports
Instagram: www.instagram.com/zdlsports
Twitter: www.twitter.com/ZDLcomunica